A Rio Terminais está apoiando a campanha “Sua vida vale mais. Diga não ao transporte clandestino” promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Passageiros (ABRATI). Peças publicitárias da campanha estão sendo veiculadas nos terminais rodoviários administrados pela concessionária e a ideia é conscientizar a população sobre os riscos do transporte irregular. Dados da ABRATI mostram que, só este ano, mais de 930 apreensões de ônibus piratas foram realizadas e mais de dois mil autos de infração foram emitidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os riscos dos transportes clandestinos são elevados por diversos motivos. Entre os principais estão a precariedade dos ônibus, a falta de treinamento e preparo dos motoristas, a falta de estrutura de apoio ao passageiro e, em tempos de pandemia, o não cumprimento dos protocolos de higienização dos veículos, aumentando o risco de infecção. Além disso, o transporte irregular não possui as obrigações sociais como a concessão de gratuidades e nem realiza o pagamento de tributos, gerando prejuízos para toda sociedade.

Segundo a Abrati, o transporte interestadual regular transporta 250 milhões de passageiros por ano e conta com 40 mil motoristas e 8,9 mil ônibus.